politica monetaria
Objetivo
Compreender e identificar os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia globalizada.
Parte 1 A partir das informações abordadas nas aulas e nos capítulos referentes à políticas monetárias, inicie esta atividade identificando as características principais dos instrumentos de política monetária, descrevendo os efeitos teóricos das medidas contracionistas e expansionistas em determinada economia.
Define-se Política Monetária como controle de oferta de moeda e da taxa de juros a partir de um cenário econômico para estabilizar a moeda (muita ou pouca circulação), e controla a liquidez global. Os instrumentos utiizados são emissão de papel moeda, compra e venda de títulos de divida pública, depósito compulsório, etc.
No Brasil, o principal órgão que executa essas políticas é o BACEN.
A política divide-se em duas opções: Expansionista ou contracionista.
Expansionista: Medidas que aumentam a quantidade de moeda em circulação (baixar a taxa de juros), aquecendo a economia e gerando o crescimento desejado.
Contracionista: Diminui a quantidade de moeda, (aumento da taxa de juros). Desaquece a economia pois diminui o poder de compra da população, estabilizando ou até diminuindo os preços.