politica monetaria
Resp:
DEPÓSITO COMPULSÓRIO
• A característica especial dos bancos comerciais é a sua capacidade de criar moeda (moeda escritural) através do efeito multiplicador do crédito, na medida em que os bancos emprestam diversas vezes o volume dos depósitos á vista captados no mercado.O Processo de Criação de Moeda Escritural possui uma alta participação na composição do meio circulante, e isto pode ser explicado pela capacidade dos Bancos Comerciais em multplicar os depósitos à vista,realizado por seus correntistas.É em cima dos depósitos a vista que ocorre o mecanismo de criação de moeda pelos bancos comerciais.
CONSIDERAÇÕES:
Retenção:é uma retirada de recursos realizada pelo público, sob a forma de papel-moeda.
Encaixe técnico: são parcelas dos depósitos que os Bancos Comerciais mantêm em caixa,para segurança e liquidez de suas atividades,no sentido de que possam ser atendidos os fluxos de retirada de depósitos ou as eventuais perdas nas câmaras de compensação.
Recolhimento Compulsório: são parcelas dos depósitosà vista que os Bancos Comerciais são obrigados a recolherpara o Banco Central.
Finalidades do Depósito Compulsório: Controlar a massa de crédito oferecida pelos Bancos Comerciais; manter em poder das Autoridades Monetárias um volume de reservas imediatas capaz de garantir a liquidez do sistema como um todo;Controlar a expansão dos meios de pagamento da economia, pela redução do impacto do efeito multiplicador da moeda escritural.
OPERAÇÕES DE REDESCONTO
Outro instrumento de controle monetário é o Redesconto Bancário, no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.
Os chamados empréstimos de assistência à liquidez são utilizados pelos bancos comerciais somente quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando a demanda de recursos depositados não cobrem suas necessidades.
Quando a intenção