Resíduos de Proteínas
Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
As proteínas são as macromoléculas de maior abundância nas células vivas. Além disso as proteínas possuem uma enorme diversidade estrutural e funcional. As proteínas, por sua vez, são formadas por subunidades chamadas aminoácidos. Todas as proteínas são formadas a partir de um grupo de 20 aminoácidos, que formam as proteínas através de ligações covalentes numa sequência linear. Como cada um destes 20 aminoácidos possui uma característica diferente, as propriedades de uma dada proteína dependem diretamente de quais aminoácidos estão presentes na sua estrutura.
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido da seguinte forma:
Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos.
Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os elementos-chave de um aminoácido são carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Eles são particularmente importantes em bioquímica, onde o termo geralmente refere-se a alfa-aminoácidos. São moléculas anfóteras, ou seja, podem se comportar como ácido ou como base liberando nesta ordem H+ ou OH- em uma reação. Se a reação for entre dois aminoácidos o grupo amina de um libera um H+ se