Os efeitos das políticas monetárias e fiscais em uma economia
Atividade:
Título: Os efeitos das políticas monetárias e fiscais em uma economia
Aluno: Diego de S. Das Neves
Disciplina: Introduçao a economia
Turma: 18
Introdução
Nesta apresentação abordarei os efeitos que as politicas monetarias e fiscais tem em uma economia, demonstrando claramente que trata-se de uma ciência humana e não exata. As diversas medidas que os Conselhos Monetários tomam, criam um efeito cascata diretamente proporcional á reação da sociedade. Com metas estipuladas através de índices, tem-se como medir o sucesso ou não daquilo que fora planejado anteriormente. Em uma economia aquecida através da produção e do consumo (como a do Brasil há 02 ou 03 anos atrás), a tendência é um crescimento do PIB além do estipulado, forçando muitas vezes o governo a adotar medidas de controle da inflação (maior demanda) através das altas dos juros básicos, muito parecido com o momento em que vivemos.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Segundo Rossetti (1998, p.253), pode ser definida como “o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo.” As autoridades monetárias podem exercer o controle da oferta de moeda para agir sobre a atividade econômica em diversas situações.
Quando em certa situação existem tendências deflacionistas, as autoridades monetárias podem expandir a oferta de moeda para evitar a queda da atividade econômica, estimulando o investimento e provocando a queda da taxa de juros. Em uma tendência inflacionista, procura-se diminuir a circulação de moeda para deprimir a atividade econômica, evitando o desenvolvimento da inflação. O efeito da diminuição da circulação monetária é uma elevação da taxa de juros, diminuindo o investimento.
A moeda pode também ser utilizada como instrumento de política fiscal e de política comercial internacional. Como instrumento fiscal, as autoridades podem emitir moeda para