estudante
ANEMIA APLÁSTICA: CAUSADA POR UMA DEFICIÊNCIA NA MEDULA ÓSSEA, ONDE SÃO PRODUZIDOS OS GLÓBULOS VERMELHOS. EM MUITA DAS VEZES PODE SER OCASIONADA PELA INALAÇÃO PROLONGADA DE VAPORES INDUSTRIAIS DE BENZINA, TOLUENO OU ARSÊNICO, EFEITOS SECUNDÁRIOS DE ALGUNS MEDICAMENTOS. NESTE CASO A MEDULA ÓSSEA TEM SUA ATIVIDADE REDUZIDA NA PRODUÇÃO DOS GLÓBULOS VERMELHOS OU ATÉ A PARALISAÇÃO. A RECUPERAÇÃO DESTE TIPO DE ANÊMIA DEPENDE DO QUE ESTE AFETA A MEDULA.
ANEMIA POR DEFICIÊNCIA: UM DOS TIPOS DE ANEMIA MAIS COMUM, SENDO O TIPO POR POBREZA NUTRICIONAL DE ALGUNS ALIMENTOS ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS, COMO O FERRO, A VITAMINA B12 E ALGUMAS PROTEÍNAS.
MAS NEM SEMPRE É CAUSADA POR MÁ ALIMENTAÇÃO, EM ALGUNS CASOS SIMPLESMENTE PORQUE O ORGANISMO NÃO É CAPAZ DE METABOLIZAR AS SUBSTÂNCIAS INGERIDAS NA ALIMENTAÇÃO. OUTRO EXEMPLO PARA ESTE TIPO DE ANEMIA SÃO AS DIETAS DE EMAGRECIMENTO, QUE ELIMINAM SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DOS GLÓBULOS VERMELHOS.
ANEMIA FERROPRIVA: CARACTERIZADA POR CARÊNCIA ESPECFICA DE FERRO.PODE OCORRE POR FALHA DA ABSORÇÃO DE FERRO NO ORGANISMO, DIETAS EXGERADAS, MENSTRUAÇÕES ABUNDANTES, HEMORRAGIAS, PÓS-PARTOS, CIRURGIAS DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO E CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM FASE DE CRESCIMENTO.
ANEMIA PERNICIOSA: É CAUSADA POR ANTICORPOS QUE ATACAM AS CÉLULAS PARIETAIS DO ESTÔMAGO, REDUZINDO A PRODUÇÃO DE ÁCIDO E PEPSINA. ESSAS ANOMALIAS SÃO CONSIDERADOS FATORES INTRÍSECOS, O QUE RESULTA NO DESENVOLVIMENTO DA HIPOCLORIDRIA E ANEMIA MEGABLÁSTICA.
A ANEMIA PERNICIOSA É CAUSA MAIS COMUM DE DEFICIÊNCIA DE COBALAMINA DESCRITA NAS LITERATURAS. AFETA PRINCIPALMENTE INDIVÍDUOS ENTRE 45-65 ANOS E RARAMENTE ANTES DOS 30 ANOS. A ANEMIA PERICIOSA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A OUTRAS AFECÇÕES AUTO-IMUNES, COMO AS TIREOIDITES, O VITILIGO, A INSUFICIÊNCIA RENAL IDIOPÁTICA, O HIPOPARATIROIDISMO E A DOENÇA DE GRAVES.
ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE: UM TIPO DE ANEMIA QUE É CARACTERIZADA PELA PRESENÇA