efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas,
Módulo: 2
Título: Formação de Cartel
Aluno: Carla Fernanda Bonifássio
Disciplina:
Introdução
Atividade: Unidade 10
Turma: Pós ADM 10
O cartel é uma união de empresas que tem como objetivo aumentar o preço dos produtos e restringir a oferta para os consumidores, dominando assim o mercado e suprimindo a livre iniciativa.
A economia demonstra que a formação de cartéis é prejudicial à concorrência gerando um desequilíbrio no mercado produtivo. Com isso, estes desajustes resultam no aumento de preços tornando-os abusivos e assim gerando queda na produção.
Entende-se por cartel toda e qualquer forma de união entre empresas diferentes com interesses em comum. Pode ocorrer também entre diferentes empresas que visa controlar os preços e a fixação das margens de lucros sobre um determinado produto.
Esta é uma prática considerada ilegal em muitos países.
A livre economia de mercado deve possibilitar a concorrência de preços, garantindo ao consumidor a oportunidade de comparar de produtos e serviços oferecidos por diferentes organizações.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar os principais aspectos relacionados aos cartéis e como influenciam na economia e na sociedade, mediante ao aumento de preços, menos produtos ofertados e perda da eficiência do mercado. Com base no apontamento e estudo dos setores com maior incidência de Cartéis vou apresentar o caso: “O cartel formado pelas indústrias de suco de laranja”.
1
Principais características do cartel
Caso: Cartel da laranja expulsou do campo 20 mil produtores
Dando início às principais características do Cartel que são: controle do nível de produção e condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado. No entanto, temos abaixo o exemplo das empresas que formaram cartel e são alvos de investigação.
O ex-produtor de suco de laranja, Dino Toffini, denunciou em