TEORIAS DE ENFERMAGEM
SUMÁRIO
Teoria Ambiental, Florence Nightingale------------------------------------------------------------------------- 6
Teoria das Necessidades Básicas, Virginia Henderson -------------------------------------------------- 7 Teoria do Autocuidado, Dorothea Orem ---------------------------------------------------------------------- 9
Teoria da Adaptação, Calista Roy ----------------------------------------------------------------------------- 10 Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem, Hildegard Peplau ------------------------ 11 Teoria Holística, Myra E. Levine ------------------------------------------------------------------------------- 13 Teoria do Modelo Conceitual do Homem, Martha Rogers ------------------------------------------- 14 Teoria das Necessidades Humanas Básicas, Wanda Horta ---------------------------------------- 15 Teoria Alcance dos Objetivos, Imogenes King ----------------------------------------------------------- 19
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo expor as teorias nas quais a enfermagem foi criada e se sustenta, mostrando de forma ampla a importância de cada uma delas e como aplica-las profissionalmente.
A base da ciência enfermagem é sua estrutura teórica. O processo de enfermagem, enquanto método, utiliza-se desta estrutura e a aplica na pratica. Tal abordagem deve ser deliberativa para a solução de problemas e exige como requisito habilidades cognitivas, técnica e interpessoais, com o objetivo de satisfazes as necessidades do cliente e família (SMITH; GERMAIN, 1975).
TEORIA AMBIELTAL – Florence Nightingale
Florence Nightingale se destaca como pioneira na identificação da influencia dos fatores ambientais no processo saúde-doença, mediante a formulação da Teoria Ambientalista, descrita em 1859.
Segundo a teoria, para ser saudável, a ambientação deve dispor de