Psicologia do desenvolvimento humano
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta. A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significações a respeito das mudanças pelas quais passam os indivíduos humanos, da concepção à morte. Ao abranger nesta conceituação a extensão da vida que se completa na morte, estamos incluindo a abordagem do desenvolvimento do ciclo vital, fundamental para compreender o ser a quem será prestado o cuidado pelo enfermeiro, esteja ele em que fase de desenvolvimento ele estiver.
O desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Ao longo do ciclo da vida as mudanças se expressam como crescimento, transformações radicais, aperfeiçoamento, declínio. Seu estudo inclui a análise de diferentes fatores, como os códigos genéticos que constituem o fundamento último do desenvolvimento humano, as influências da família, da escola, dos pares e as incontáveis experiências culturalmente situadas que o indivíduo vive num mundo que se mostra cada vez mais polifônico e volátil.
A importância do estudo do desenvolvimento humano
O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano tem claras e constantes implicações e aplicações, envolvendo finalidades e valores. É uma parte do conhecimento científico, que procura compreender como e porque as pessoas mudam e como e porque elas permanecem as mesmas na medida em que envelhecem.
Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano