ENFERMAGEM PERIOPERAT RIA
575 palavras
3 páginas
ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEMEMOCIONAIS E SOCIAIS NA VISITA PRÉ-OPERATÓRIA
FUNDAMENTADOS NA TEORIA DE IDA JEAN ORLANDO1
Franciele Foschiera *
Marister Piccoli
Objetivo do Estudo: identificar os diagnósticos de enfermagem emocionais e sociais na visita pré-operatória de enfermagem em pacientes com indicação de cirurgia geral, com vistas ao planejamento da assistência de enfermagem para o período pós-operatório domiciliar, fundamentados na Teoria de enfermagem de Ida Jean Orlando.
A coleta de dados e a identificação dos problemas auxilia a criação do vinculo entre o paciente e o enfermeiro que o atende, pois é no momento da investigação que o paciente entra em contato com o enfermeiro, facilitando a interação entre eles, minimizando alguns sentimentos que aparecem normalmente em pacientes que necessitam de procedimento cirúrgico. Durante esse encontro entre paciente-enfermeiro, o paciente será esclarecido quanto ao problema físico que enfrenta e sendo amparado em emocionalmente para reagir de forma adequada no pré e pós operatório.
Em relação ao processo de enfermagem, enfatiza-se elementos: o comportamento do paciente, que é observado pelo enfermeiro na situação imediata (expressões não verbais e verbais) e os outros dois destinados ao cuidado relativo à resposta do comportamento do paciente. Se a interação enfermeiro-paciente for ineficaz não atingirá os objetivos e as necessidades de ajuda somente aumentará.
O estudo foi realizado em um hospital público de médio porte, localizado na Região Oeste do Estado do Paraná, com a coleta de dados sendo realizada no período de outubro de 2003 a janeiro 2004 por meio da visita pré-operatória a 20 pacientes adultos (20 a 60 anos) com indicação de procedimento cirúrgico geral de pequeno e médio porte, e aplicação de instrumento aberto.
Os diagnósticos de enfermagem encontrados com maior freqüência foram: processos familiares interrompidos (90%), interação social prejudicada (90%), conhecimento