Estudo de Caso 3 - Morfologia
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: Axial e Apendicular.
Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
Esqueleto apendicular: formada pelas escápulas e clavículas, cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
2• Os ossos podem ser classificados quanto a sua forma. O osso citado no caso acima, o úmero, pode ser classificado como um osso longo. Desta maneira descreva as partes que compõem um osso longo.
Um osso é classificado como longo quando o comprimento é maior que a largura. Possui duas extremidades chamadas Epífeses e Diáfese (que fica entre as epífeses).
O interior da diáfise é preenchido pelo canal medular, onde fica a medula óssea.
3• No interior dos ossos longos situa-se o canal medular. Este canal contém a medula óssea e em fraturas expostas parte desta substância pode ser perdida. Quais os tipos de medula óssea encontradas no corpo humano e suas respectivas funções?
São encontradas a medula do tipo amarela, cuja constituição é de tecido adiposo, sendo conhecida como tutano, ou vermelha, sendo responsável pela formação de células sanguíneas, repondo-as continuamente.
4• Caracterize o tecido ósseo do ponto de vista estrutural e funcional.
O tecido ósseo é formado por células e material extracelular calcificado chamado de matriz óssea.
As células são: Osteoblasto, Osteócito e Osteclasto. E na matriz óssea estão a substância fundamental, as fibras, e calcio e fosfato em forma de cristais (chamados de Cristais de Hidroxiapatita).
A função do osso está relacionada a sustentação e proteção dos órgãos. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, além de ser um depósito de calcio, fosfato e mais alguns íons, os liberando no organismo de forma controlada.
5• Descreva morfologicamente