Iniquidade
Iniquidade é uma grave injustiça, ou um pecado. O termo é geralmente utilizado para designar a transgressão da Lei, a falta de justiça, o tratamento desigual dos indivíduos.
Após ler e refletir sobre as teorias de processo faça uma comparação entre estas teorias e o relato da pesquisa realizada pela bióloga americana Sarah Brosnan, que defende que macacos-prego podem ter senso de justiça, com o cotidiano das organizações.
Comente ainda sobre o que poderia ser feito para tornar o sentimento de equidade ou de iniqüidade em algo produtivo.
Exponha suas idéias elaborando um texto de no mínimo 20 linhas.
Macacos
A bióloga americana Sarah Brosnan defende que macacos-prego (Cebus apella) podem ter senso de justiça.
Em uma pesquisa divulgada na revista 'Nature' em setembro e assinada também pelo holandês Frans de Waal, um dos maiores especialistas em comportamento primata do mundo, ela conta como esses animais se recusaram a receber um alimento menos saboroso.
Na experiência, ela reuniu cinco fêmeas da espécie. Em duplas, elas trocavam pedrinhas por uma rodela de pepino, prêmio normalmente recebido com prazer. Quando Brosnan entregou uma uva - muito mais apetitosa - para apenas uma das fêmeas, e o pepino para a outra, a atitude da lesada mudava. Algumas não comiam o pepino, outras se recusavam a entregar a pedra e até a atiravam para fora da sala.
Os macacos-pregos são considerados uma das espécies mais inteligentes entre os primatas. Eles têm a capacidade de usar ferramentas para abrir cocos e, em trabalhos cooperados, punem os que fazem corpo mole.