O Dilema Do Facebook Lucros X Privacidade
As tecnologias de comércio eletrônico e Web 2.0 foram de grande importância na disseminação da popularidade do Facebook, porque trouxeram interatividade, facilidade na troca de informações e criação de espaços específicos, permitindo que os usuários pudessem gerar conteúdo para seus perfis, através do envio e compartilhamento de fotos, vídeos e textos. 2. Descreva os pontos fracos das políticas e dos recursos de privacidade do Facebook. Que fatores humanos, organizacionais e tecnológicos contribuíram para essas fragilidades?
O principal ponto fraco das políticas e dos recursos de privacidade do Facebook é a fragilidade da segurança das informações enviadas pelos usuários.
A falta de preocupação do próprio usuário com as informações disponibilizadas em seu perfil é um fator humano que contribui para essa fragilidade. Fatores organizacionais e tecnológicos que também contribuem para essa fragilidade podem ser citados como o fato de o Facebook manter as informações dos usuários mesmo depois de excluídas as contas e de não conseguir evitar a violação da privacidade dos usuários, demonstrando falta de segurança, falta de uma estratégia para conseguir o consentimento dos usuários para a utilização dessas informações e falta de uma política clara de como e quais dessas informações poderiam ser concedidas aos seus investidores.
3. O Facebook possui um modelo de negócios viável? Explique.
De acordo com as informações do texto, datado de 2009, o Facebook não possuía um modelo de negócios viável, devido aos elevados gastos com infraestrutura, servidores e afins, além da impossibilidade de trabalhar com a enorme gama de informações que possuía sem o consentimento do usuário, deixando um valioso banco de dados praticamente inutilizado e sem conseguir capitalizar esse lucro.
Por outro lado, o desenvolvimento de aplicativos por terceiros para uso na plataforma do site