Tipos De Mangas
Maurício Cavalcanti
Tipos de Mangas
UFRPE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOMÉSTICAS
ECONOMIA DOMÉSTICA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DO VESTUARIO
DOCENTE: EDILENE SOUZA
Recife
2015
APRESENTAÇÃO
Ao visitar o passado e conhecer melhor a história da moda, é possível identificar ao longo dos anos a presença de diferentes tipos de mangas, com recortes e modelagens bastante diferenciadas, tanto nas roupas masculinas quanto nas femininas. Se no passado elas fizeram grande sucesso, não se pode descartar a presença delas nas ruas ainda nos dias de hoje nas peças de vestuário como vestidos, camisetas, camisas, macacões, agregando valor às roupas.
DESENVOLVIMENTO Manga casquillo: também conhecida como manga japonesa, são curtas em um prolongamento do ombro, não possui cava e é usada com mais frequência nas roupas femininas.
Manga bufante: caracterizada por possuir um franzido na altura da cava, do punho ou em ambas as partes, criando um efeito de volume. Este modelo de manga é usada desde o século XV por homens e mulheres. Nos dias de hoje ainda está presente em algumas peças do vestuário feminino.
Manga morcego: geralmente inteiriça, lembra muito o formato da asa de um morcego. Esse modelo foi bastante utilizado nas décadas de 1930 e 1970. A manga reapareceu em criações de estilistas recentemente.
Manga presunto: possui grande volume na altura da cava – avolumando-se do cotovelo ao ombro -, e ajusta-se ao pulso. O nome origina-se pelo formato da manga, que dá a impressão de um “presunto com osso”. O modelo foi utilizado com frequência no final da década XIX e foi revivido nos anos 1960 e 1970.
Manga Raglã: sua inserção se dá logo na altura da gola da blusa ou do casaco, conferindo um visual menos estruturado às roupas. O modelo surgiu no século XIX e ainda é utilizado atualmente.
Manga Três-quartos: modelo de manga na qual a construção inicia no ombro e segue até a altura entre o cotovelo