trabalho de materiais de constru o civil 1
Este método de dosagem foi criado na década de 80 pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) por meio de experimentos. Como os materiais de construção mudaram muito daquela época para os dias de hoje, o método está desatualizado, não podendo ser utilizado para obter diretamente o traço. A idéia é utilizar o método a fim de que se obtenha um traço-base, molde-se corpos de prova e, com os resultados dos ensaios, sejam feitos os devidos ajustes nas dosagens.
O método exige o conhecimento das seguintes informações:
- Tipo, massa específica e nível de resistência aos 28 dias do cimento (ex.: CP II 32 - 32MPa aos 28 dias);
- Análise granulométrica e massa específica dos agregados;
- Dimensão máxima característica do agregado graúdo;
- Consistência desejada do concreto fresco;
- Resistência de dosagem do concreto (fcj).
2- O que é traço? Dê um exemplo explicando-o.
De forma geral, o concreto apresenta uma resistência à tração entre 7% a 11% da resistência à compressão. As fissuras propagam-se transversalmente à direção da aplicação da carga, com uma ruptura mais frágil que requer menos energia para gerar e aumentar as fissuras na matriz. É observada em especial na retração por temperatura, secagem e em esforços de flexão (comum em pavimentos rodoviários). Os métodos de ensaio mais comumente utilizados para determinação de resistência à tração são:
- tração por compressão diametral: as cargas de compressão são colocadas ao longo de duas linhas opostas;
- tração por flexão: uma viga de concreto é flexionada a uma taxa constante até a ruptura;
- tração direta.
O concreto armado e o protendido foi a forma encontrada pela indústria e a construção civil de elevar a resistência do concreto a esforços de tração, uma vez que o aço apresenta grande resistência à tração. Existe uma relação entre as duas