Alianças Estratégicas e a Formação da Rede
4.1 A Rede Constru & Cia
Em relação ao processo de formação da rede, vale comentar que, o processo de associativismo em redes de cooperação não começou com a formação da Rede Constru & Cia. Anteriormente, algumas dentre as empresas fundadoras da rede, faziam parte de uma cooperativa. A cooperativa funcionou por alguns anos e seu principal objetivo era realizar as compras em conjunto e, assim, diminuir os custos para cada cooperado. Com o tempo, no entanto, a função da cooperativa foi enfraquecida. Esse fato ocorreu devido a perda de incentivos fiscais em âmbito nacional.
Quanto ao estatuto da cooperativa, pode-se constatar que havia um desestímulo em relação à filiação de novos cooperados. Conforme o estatuto, as empresas associadas arcavam com quaisquer prejuízos da cooperativa e de seus cooperados. Por esse motivo, na percepção dos lojistas varejistas, o estatuto colocava em risco a saúde financeira de suas lojas, de acordo com o depoimento de um dos associados mencionado abaixo:
“Ficava bastante complicado trabalhar com a cooperativa porque alguns dos associados não tinham boa estrutura financeira, alguns faliram, e a cooperativa acabou arcando com o ônus. Diante dessas dificuldades, decidiu-se pela descontinuação da cooperativa.” (associado da Constru & Cia ).
Contudo, o associativismo era visto como uma boa alternativa pelas pequenas lojas de materiais de construção. As redes de cooperação começavam naquele momento a ganhar força no cenário nacional. Muitas alianças estratégicas nesse formato apareceram e se apresentavam como um meio de sobrevivência para aquelas empresas.
Diante dessas circunstâncias e com o fim da cooperativa, algumas dentre as antigas lojas cooperadas perceberam nesse formato de aliança estratégia uma oportunidade de se manterem competitivas no mercado.
A rede Constru & Cia surgiu, então, a partir do amadurecimento de um grupo de lojistas que identificaram na estratégia de