Redes e Alianças Organizacionais
PARA O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
Rosa Maria de Freitas
RESUMO
O trabalho em questão procura esclarecer a partir de uma pesquisa bibliográfica a importância das redes e alianças organizacionais para o desenvolvimento e até sobrevivência destas. Para alcançar este objetivo foi apresentada a conceituação e algumas considerações sobre cada uma destas modalidades. Ao final do trabalho percebeu-se algumas diferenças entre redes e aliança, no entanto também observou que a importância de qualquer um dos dois processos tem se tornado valioso para assegurar o crescimento e fortalecimento das empresas no cenário mercadológico.
Palavras-chave: Redes. Alianças. Organizações.
INTRODUÇÃO
No atual cenário empresarial, marcado por mudanças repentinas e de complexidade crescente, não permite mais que as empresas continuem isoladas competindo, pois isto não é mais adequado.
Segundo Pitassi e Macedo-Soares (2002) para que as empresas, nem só no Brasil, mas no mundo, possam sustentar vantagem competitiva, estas estão estabelecendo múltiplas alianças de diferentes tipos, constituindo-se em redes, inclusive virtuais.
Inúmeras pesquisas estão sendo realizadas na área acadêmica com o propósito de analisar o estabelecimento de relacionamentos estratégicos, tais como joint ventures e outros tipos de alianças, bem como redes de relacionamento. Para Gulati (2001) estas configurações em redes são cada vez mais importantes e críticas para o desempenho e a conduta das empresas na maioria das indústrias.
2
Observa-se que os modelos tradicionais de competição que analisam apenas a estrutura da indústria e os recursos da empresa e não levam em conta a formação e a dinâmica das redes são insuficientes para explicar adequadamente o desempenho das empresas que atuam em redes, ou para auxiliar a formulação e implementação de novas estratégias. Entretanto, as suas implicações estratégicas têm