Efeito das leveduras
Memória Descritiva
“Efeito dos Poluentes em Leveduras”
Fundamentação Teórica:
A acção do ser humano é a causa de diversas de diversas consequências no meio ambiente, sendo uma das principais a produção de resíduos, que ao serem acumulados resultam na poluição e/ou contaminação.
Embora estes termos sejam utilizados como sinónimos, eles não o são na comunidade científica, pois poluição e contaminação não correspondem obrigatoriamente a um mesmo fenómeno. Consideram que a poluição refere-se à introdução/remoção de substâncias e/ou energia no ambiente por parte do Homem, podendo esta causar efeitos prejudiciais aos ecossistemas. Já a contaminação caracteriza-se igualmente pela introdução/remoção das substâncias e energia por parte do Homem, mas que podem ou não provocar efeitos prejudiciais ao meio ambiente.
Designa-se por poluente/contaminante qualquer resíduo capaz de provocar poluição ou contaminação, respectivamente. Os recursos podem classificar-se em três tipos, recicláveis, não recicláveis e biodegradáveis. Os recicláveis constituem aqueles que podem transformar-se novamente em recursos. Os não recicláveis, como o próprio nome indica, são aqueles referentes aos que não se podem transformar em recursos. Por fim, os biodegradáveis são os resíduos capazes de serem transformados de forma natural em recursos (a velocidade com que estes se transformam é variável, sendo mais rápida nos compostos orgânicos).
As toxinas podem interagir umas com as outras, podendo-se verificar dois fenómenos. O sinergismo ou o antagonismo. O primeiro verifica-se quando as toxinas têm um efeito superior ao efeito somado das duas toxinas agindo separadamente. No antagonismo, o efeito conjunto da sua actuação é menor á soma dos efeitos isolados de cada uma delas.
Os efeitos dos poluentes dependem de diversos factores: características do tóxico, solubilidade, características do organismo, forma de