ciencias sociao
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2 SEMESTRE
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
ATPS – 1° e 2° ETAPA – teorias da administração
PROFESSOR:
Rondonópolis MT
23/SET/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Com o desafio proposto pela ATPS, apresentamos os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas e o parecer do grupo sobre a Teoria Geral da Administração.
Abordaremos o significado da palavra Administração, Escolas de Administração e suas teorias ao decorrer da história, Revolução Industrial e o surgimento da Teoria Administrativa.
Citaremos aqui o ponto de vista do grupo quanto à questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?
1. Fundamentos da Administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
De acordo com nossas pesquisas realizadas observamos que a Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos _ individual, familiar, grupal, organizacional ou social.
Embora o processo administrativo seja importante e qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estuda- la é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.
Os principais fatos a serem citados na utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais na história, seriam tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma