aula1 biotec
Prof.: Vinicius Fernandes Moreira
Produção de Etanol
A produção de álcool no Brasil iniciou-se na Capitania de São
Vicente, onde foi montado o primeiro engenho de açúcar no país. Primeiras mudas de cana-de açucar – ilha da Madeira, 1532.
1
– A I Guerra Mundial contribuiu para o desenvolvimento da produção em grande escala, já que o etanol foi utilizado como combustível líquido de motores de explosão.
- A Alemanha e, principalmente a França, deram grande contribuição ao desenvolvimento das técnicas de fermentação alcoólica, de destilação e de construção de aparelhos de destilação.
-Utilizava-se o etanol para fins farmacêuticos, produção de produtos químicos, bebidas e fonte de energia térmica.
2
– A primeira utilização do etanol como combustível ocorreu em 1927 (Usina
Serra Grande de Alagoas)
– 1929 – Crise internacional; instalação da primeira destilaria de álcool anidro
– 1931 - Obrigatoriedade da mistura de
5% de etanol à gasolina (Dec. 19717)
– 2ª Guerra – 1939/1945 – Falta de gasolina, fez-se uso do álcool como combustível. – Década de 1970: crise do Petróleo e criação do programa Pró-Álcool
3
Urbano Ernesto Stumpf - 1916/1998
- É tido como o "Pai do motor a álcool no Brasil“.
Quando da primeira crise do petróleo em 1973, o CTA ( Centro Técnico
Aeroespacial ), incumbiu-o de realizar estudos técnicos sobre o etanol
Nesse mesmo ano, começa a circular o primeiro veículo movido a álcool ( um modelo Dodge Polara ) e é criado o pró-álcool.
A experiência definitiva - No dia 19 de outubro de 1976, teve início o
" circuito de integração nacional ". Uma experiência em que três carros ( um
Dodge, um Fusca e um Gurgel Xavante ) movidos a álcool partiram do CTA.
Percorreram nove estados brasileiros totalizando oito mil e quinhentos quilômetros de distância e retornando 21 dias depois ao ponto de partida. 4
– 1978: Lançamento do primeiro carro movido a álcool fabricado em série no Brasil (Fiat 147)
5
Vias de obtenção
3 maneiras:
-