Educação
CURSO TECNÓLOGO GESTÃO FINANCEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Resenha de Livro
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Fabiane Ferreira Pimentel[1]
Cinira Farache
Maria Rosemi A. do Nascimento[2]
I Referência
ROCHA, Sônia Cláudia Barroso da. A escola e os espaços não-formais: possibilidades para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Manaus: UEA/Escola Normal Superior, 2008. 174 p.
II A autora
A dissertação em questão foi produzida pela autora brasileira Sônia Cláudia Barroso da Rocha, mestre em Ensino de Ciências na Amazônia no ano de 2008 pela Universidade do Estado do Amazonas. Cursou graduação em Normal Superior (2006) pela mesma universidade. É pesquisadora do Grupo Integrado de Pesquisa em Estudo de Ciências: suas metodologias e tecnologias. Atualmente atua no Ensino e Pesquisa na linha Educação em Ciências e espaços não-formais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como professora horista na Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Orientou 39 TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) no Curso Normal Superior no Município de Manicoré. Possui experiência em Pesquisa e Prática Pedagógica no PRONERA.
A autora produziu o trabalho em resposta às inquietações sobre a necessidade de se realizar estudos que discutam o uso dos espaços não-formais pelas escolas, como um recurso para Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente no Estado do Amazonas onde não foram encontradas pesquisas sobre a temática.
III Conhecendo a obra
A dissertação “A escola e os espaços não-formais: possibilidades para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental” possui nas primeiras páginas agradecimentos, resumos em português e inglês, lista de tabelas e figuras. O resultado da pesquisa está organizado em quatro capítulos: os aportes teóricos, o percurso metodológico, a análise dos dados e o produto desse processo, além de