Educação
Nos dias atuais, a convivência entre crianças e adultos sem deficiência e com deficiência tem aumentado muito, isto porque antigamente as famílias escondia seus filhos que nasciam com algum problema de saúde que os tornavam diferentes dos demais, hoje não há mais essa preocupação em esconder aquilo que é natural é pode acontcer com qualquer um.
Neste trabalho, nossa intenção é explicar e esclarecer dúvidas recorrentes sobre a deficiência física que pode ocorrer com uma criança como também com um adulto. Acreditamos que este assunto só é visto com preconceito pelo fato das pessoas não terem as devidas informações sobre o assunto, e por isso julgam aquilo que nem conhecem.
Durante a leitura deste trabalho é possivel conhecer os tipos de deficiências físicas, suas causas e como podemos melhorar a interação do deficiênte com o mundo.
O QUE É DEFICIÊNCIA FÍSICA.
São complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são variadas - desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita - ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral.
As crianças com deficiência física, em geral, têm dificuldades para escrever, em função do comprometimento da coordenação motora. O aprendizado pode se tornar um pouco lento, mas, exceto nos casos de lesão cerebral grave, a linguagem é adquirida sem grandes empecilhos.
Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar, também, dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo.
A poliomielite é uma doença que deixa como sequela alguam deficiência física. A imunização das crianças brasileiras contra a poliomielite é um bom exemplo do êxito das ações do Programa Nacional de Imunizações. Apesar de ter sido introduzida no Brasil na década de 60 do século passado,