Educação
Daniela Vivan
Profª. Celi Terezinha Wolff
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED4621)
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
07/07/2009
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo discutir os conceitos de educação infantil e infância. Mostrar a origem da educação infantil no Brasil assim como sua legislação e seus objetivos. A infância apresenta também alguns estágios que serão abordados neste estudo.
Palavras-chave: Educação Infantil. Infância. Escola.
1 INTRODUÇÃO
O momento histórico atual marcado por transformações tecnológicas- científicas e ético-sociais destaca a educação da criança, enquanto sujeito social, legitimando-a como competente e sujeito de direitos.
A educação ocupa o espaço de esperança na dinâmica da sociedade. Família, escola e sociedade são chamadas a compor uma unidade em prol deste desafio, que requer um rever contínuo de crenças, valores, princípios e ideais.
À escola em parceria com a família e à sociedade é reservado o papel de desenvolver a formação da criança para a cidadania, envolvendo conhecimentos, atitudes, habilidades, valores, formas de pensar e agir contextualizadas ao social para que possa participar de sua transformação.
Isso pelo fato de que, para Vygotsky apud PUC, a criança não é um indivíduo comparável a uma "folha de papel em branco"; ela é, sim, uma folha de papel que já está coberta de letras e de história que remetem à sua concepção.
Todavia, a partir do momento em que estabelece um contato pleno com o mundo que a cerca, "[...] esta folha começa a ser freneticamente recoberta com as letras" (VYGOTSKY, 1996, apud PUC), ou seja, engana-se quem pensa ainda que a criança é um sujeito puro que só começa a ter acesso às informações sistematizadas pela história e pela cultura, a partir do momento em que entra na escola. Ao entrar na escola, ela já traz consigo uma vasta gama de conhecimentos,