Educação
EDUCAÇÃO
É um fenômeno social e universal.
É uma exigência da vida social.
É uma parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma dada sociedade.
Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. A educação é socialmente determinada ou seja, é determinada por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
É uma atividade humana necessária à toda existência e funcionamento de todas as sociedades.
É o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar em sociedade e a transformá-la em função de necessidades sócio-culturais e econômicas da coletividade.
Através da ação educativa o meio social exerce influências sobre os indivíduos. Estes ao assimilarem e recriarem essas influências tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
Tais influências se manifestam através dos(das) conhecimentos, experiências, valores crenças, modos de agir, técnicas e costumes.
Em sentido amplo, educação se refere aos processos formativos que ocorrem no meio social, nos quis os indivíduos estão envolvidos de modo necessário pelo simples fato de existirem nesse sentido. Existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização política, econômica e legal de sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana. Educação não intencional ou educação informal sofre influencias do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Correspondem aos processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores, práticas, que estão ligados especificamente a uma instituição e nem são práticas intencionais e conscientes. São situações e experiências casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.
Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições especificas, escolares ou não, com finalidades