tabagismo
Faculdade Lions
Curso de Gestão em Logística
Curso de Gestão Hospitalar
Curso de Gestão de Análise de Vendas e Marting
Goiânia
2012
FAC LIONS
Faculdade Lions
Curso de Gestão em Logística
Curso de Gestão Hospitalar
Curso de Gestão de Análise de Vendas e Marting
Alunos: Abadia Julia de Oliveira
Andreia Barbosa
Eder Batista da Silva
Divino José Pinto Junior
Gleiciana Rosa
Patricia de Almeida Lima
Oradia Maria de Oliveira
Tabagismo
Trabalho de avaliação do Módulo de Introdução a
Psicologia, como nota parcial, sob orientação da
Prof.ª Soraia Camelo Pinto.
Goiânia
2012
Historia do tabaco
O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.C. nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágicos-religiosos. A planta, cientificamente chamada Nicotiana Tabacum, chegou no Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis. Quando os portugueses aqui desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco pelo contato com os índios. A partir do século XVI, o seu uso disseminou-se pela
Europa, introduzido por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, após ter-lhe cicatrizado uma úlcera de perna, até então incurável.
Suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização sob a forma de cigarro. Seu uso espalhou-se sob a forma epidêmica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing. A folha do tabaco, pela importância econômica do produto no Brasil, foi incorporada ao brasão da Republica.
A partir da década de 1960, surgiram os primeiros relatórios médicos que relacionavam o cigarro ao adoecimento do fumante e, a seguir, ao do nãofumante(fumante passivo). Fumar, a partir de então passou a ser encarado como uma dependência à nicotina que precisa ser esclarecida, tratada e acompanhada.
Formas de