Educação
ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo e VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicol. teor. prat. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 67-81. ISSN 1516-3687. Propuseram um estudo cujo objetivo foi investigar a concepção do professor acerca da violência. Pesquisou-se o conceito de violência e tipos presentes na realidade escolar do educador, segundo a rede de ensino, o nível de escolarização, a formação pedagógica, o nível de ensino em que atuam. Para tanto, os autores utilizaram 127 professores, com idade em média de 39 anos, do ensino fundamental, médio e universitário, da rede particular e pública do interior paulista.
Nas situações, Utilizou-se um questionário para o levantamento dos tipos de violência e diferencial semântico para conceito de violência... As perguntas que motivaram o estudo versavam sobre Com base nessa premissa, pode-se questionar: que oportunidades são oferecidas às crianças e adolescentes para lidar com sua agressividade? Qual é a compreensão, por parte dos docentes, sobre violência e quais são as ações que devem ter para lidar com tais comportamentos?
Uma discussão bastante atual é a que se refere à dificuldade entre duas direções a serem tomadas pelos professores em suas aulas: impor atitudes e conhecimentos a alunos que se recusam a aceitá-los ou abandoná-los a sua própria sorte? Objetivando responder a essas questões os autores aplicaram este estudo priorizou focalizar o professor e objetivou: (1) investigar com os educadores o conceito de violência; (2) identificar os tipos de violência presentes na realidade escolar do educador, segundo a opinião deles; (3) analisar a concepção da violência escolar na visão do educador segundo a rede de ensino, o nível de escolarização do professor, a formação pedagógica e o nível de ensino em que atuam os educadores pesquisados. Como resultado Os resultados revelaram