educação
A formação dos hábitos alimentares inicia-se ainda no ventre materno com a herança genética. Pelo fato da criança ter seu hábito alimentar definido já na infância, é necessário o completo entendimento de seus fatores determinantes para que seja possível determinar o melhor processo educativo e aplicar mudanças efetivas no padrão alimentar da criança (RAMOS, 2000).
À medida que a criança começa frequentar outros ambientes, como a escola, se inicia uma intensa socialização, onde novas influências serão sofridas. Há uma grande tendência de repetir o comportamento de professores e de outras crianças, que podem ser bons ou ruins. Por isso a necessidade do incentivo de uma alimentação saudável em grupo (BERNART; ZANARDO, 2011).
Os planos são escritos para tornar mais eficientes e eficazes nossas ações e, sobretudo, para dar consistência a um processo de planejamento, alcançando como resultado adicional, ser um processo educativo (LINDEN, 2011).
As ações educativas proporcionam além da construção de conhecimentos importantes de alimentação e nutrição, incentiva e melhora a freqüência de práticas alimentares saudáveis, porém para atingir mudanças no diagnóstico nutricionais é necessário o desenvolvimento de trabalhos de um