educação
IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL
RECURSOS DO PNAE: Uma alternativa para a melhoria do desempenho escolar dos alunos. CURSISTA:
Vanessa Resende Conceição Souza
ITABI – SE
AGOSTO - 2014
CURSISTA:
Vanessa Resende Conceição Souza IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL
RECURSOS DO PNAE: Uma alternativa para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para obtenção da nota final do Curso Formação pela Escola no módulo Competências Básicas. Tutora: Paula Patrícia Oliveira Martins
ITABI – SE
AGOSTO - 2014
1- INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens do Brasil. Está mais que comprovado que crianças bem alimentadas têm mais disposição, mais agilidade mental, mais saúde e melhor qualidade de vida, consequentemente terão um aprendizado melhor e mais proveitoso.
O PNAE tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando coloca que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de “atendimento em