educação
Aline Maria Almeida dos Santos, Débora Amorim Deodato, Diana Carvalho de Freitas Mendes, Elizete Aparecida Dias, Estefane Carla Belmiro,
Karla Carolina do Carmo, Pauleandro de Amorim Maciel, Sheila de Oliveira e Silva.
A ETICA E O ENSINO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO SOCIO-MORAL NA ESCOLA
Santos
2013
RESUMO
A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a ética e a moralidade na formação do individuo visando o desenvolvimento moral e intelectual de crianças no período pré-escolar e nos anos iniciais do ensino fundamental. Em vista da globalização e da crise ética que a acompanha se faz necessário a discussão da ética e da moral em sala de aula e a introdução de seus conceitos básicos o quanto antes, para a solidificação do caráter moral do individuo e para a construção de bases para uma vida pautada na ética, no respeito e na justiça para todos.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Moral. Respeito. Justiça.
1. Introdução
A educação moral possui um papel determinante na sociedade atual, e discutir sobre ela se faz necessário tanto pelo referencial teórico da pesquisa quanto pela necessidade enfrentada em sala de aula pelo professor, que precisa se posicionar de forma atuante na construção de valores e na sensibilização dos alunos para questões éticas e sociais. E quanto mais cedo inserirmos tais questões no contexto escolar mais poderá ter o retorno esperado, pois a criança ao se deparar com questões sociais e morais deverá aprender e construir de forma autônoma seu próprio caráter e seus valores éticos e morais.
Este trabalho visa debater a respeito de um ensino voltado para a ética e a moralidade desde a pré-escola e estimular a construção de valores desde a infância, sensibilizando a criança para que ela possa construir de forma autônoma e pautada na justiça seu próprio caráter moral. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa bibliográfica em textos consagrados da literatura da área pesquisada.
Ao