Fundamentos da Sustentabilidade
Conceitos de Sustentabilidade:
O conceito de sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social. Ele começou a ser delineado em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente humano, Estocolmo (Suécia).
Sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por curto tempo ou por tempo indeterminado.
Nas ultimas décadas, o termo tornou-se um principio segundo o qual o uso das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais (água, solo, vida vegetal, ar). Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue esses princípios. E diferente, portanto, do modelo tradicional do crescimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econômicos tais como o aumento da população e do consumo.
Nessa época ainda não se falava em desenvolvimento sustentável, mas o documento final da conferencia, a assim chamada Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente humano, já apontava, para a necessidade de defender e melhorar o ambiente.
Desenvolvimento Sustentável: Conceito em ascensão
Até os anos de 1980 o termo sustentável era mais utilizado por profissionais da até a ambiental como referencia a um ecossistema que permanece robusto e estável, apesar de agressões decorrentes da exploração humana.
No inicio da de cada de 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais por meio da criação, em 1983, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Um novo paradigma em questão:
Por ser um documento referendado internacionalmente pelos participantes da Rio-92, a agenda de 21 abriu caminho para a construção política de um plano de ação e de planejamento global com o objetivo de formatar o novo