Fundamentos da sustentabilidade
Questão 6 - Leia o seguinte texto: “A iniqüidade do acesso a recursos naturais leva, por exemplo, a que os ricos tenham acesso mais fácil à água e energia do que os pobres. Em vários países em desenvolvimento, os pobres pagam de 5 a 10 vezes mais pela água encanada do que as camadas mais ricas da população.” Após a leitura, reflita e responda: você acredita que essa informação é verdadeira? Sabe quais são os valores que estão embutidos em sua conta de água? Aponte uma alternativa para que esse problema seja resolvido.
A energia elétrica e a água fornecida para residências no Brasil é mais cara do que em diversos países ricos, como França, Estados Unidos, Suíça, Japão , Reino Unido e Itália. Na Alemanha e na Áustria o fornecimento é ainda mais barato.
Estudos apontam que hoje 55% dos impostos incidem sobre o consumo, como nos alimentos, aluguel, água, luz, transporte e outros.
Os impostos cobrados sobre o consumo de água e luz são injustos porque trata os diferentes como se fossem iguais. Uma conta de água ou de luz consumida por um rico ou por um pobre possui a mesma carga de impostos. Mas o esforço tributário do rico para pagar o imposto contido é infinitamente menor que o esforço despendido pelo pobre para realizar o mesmo ato.
Os ricos têm inúmeras maneiras de gastar o seu dinheiro, os pobres não, e mesmo assim, os pobres estão dispostos a pagar por bens e serviços básicos.
Ricos em sua maioria residem em bairros nobres de moradias de alto-padrão, locais onde saneamento básico não é o problema enquanto nas áreas periféricas o saneamento é um problema.
Segundo pesquisas realizadas no ano de 2008 cerca de 100 milhões de brasileiros não tinham acesso a algum tipo de saneamento básico, a rede de esgoto chegava somente a 55,2% dos municípios brasileiros, muitos ainda precisam buscar água em poços ou nascentes.
Várias cidades do Estado de São Paulo, possuem água em abundância,