Educação
“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.” Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...
Através da chamada. -Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas. Leitura dos nomes das crianças presentes e das ausentes.
Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
Convidar algumas crianças para distribuir as fichas de nomes.
Fazer sorteio para a escolha da criança que irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi o sorteado.
Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega. Jogo - Adivinhe quem é: 1. Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre os fonemas, enquanto tentam conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema inicial.
2. Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias vezes, de forma clara e evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a