EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
FARIA, Maria Alice. Literatura, literalidade e os livros para crianças e jovens. In: Como usar a literatura em sala de aula.
O texto “Literatura, literalidade e os livros para crianças e jovens” discute acerca da importância da literatura infanto-juvenil e a sua desvalorização frente a literatura considerada verdadeira. Além disso, o texto em referência aborda sobre a questão da literariedade de textos, mais especificamente os voltados para crianças e jovens, bem como alguns de seus aspectos que podem ser considerados acessíveis para estudantes da escola fundamental. Nesse sentido, o texto procura fornecer elementos teóricos aos professores para trabalhar com literatura infanto-juvenil tendo como foco os estudantes da escola fundamental.
De acordo Maria Alice Faria, existem diferentes níveis de leitura que foram propostos por pesquisadores da área de literatura infanto-juvenil. Desse modo, leva-se em conta as reações que o texto causa no leitor e suas competências de leitura. Segundo a autora, há três níveis de leitura, a saber: o sensorial, emocional e o racional. Assim, propõe-se que tais níveis sejam considerados em conjunto, já que o sujeito ao realizar a atividade de leitura o faz com base na relação intrínseca que existe entre os três níveis.
Segundo Faria, deve-se levar as crianças a curiosidade pela leitura levando-as ao aprofundamento de sua competência leitora. Dessa forma, o texto traz elementos necessários para nortear as diversas formas de leituras, os desdobramentos que nela existe, abordando os tipos de narrativas e suas ferramentas para melhor auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem.