Policia canada
POLÍCIA MILITAR
POLÍCIA COMUNITÁRIA DO CANADÁ
Cascavel
2014
Polícia Comunitária no Canadá
A Polícia Comunitária no Canadá teve seus primeiros passos há, aproximadamente, 20 anos, quando o descrédito na instituição policial obrigou as autoridades e a população a adotarem providências para a reversão do quadro de insatisfação.
A implantação durou oito anos e demandou medidas de natureza administrativa, operacional, mas, principalmente, a mudança na filosofia de trabalho com nova educação de todos os policiais.
Base Territorial
As cidades são divididas em distritos policiais e os distritos em pequenas vizinhanças. Transmite-se à população a ideia de que a polícia está sempre perto e em muitos bairros o policial circula de bicicleta.
O policial deve conhecer as pessoas e todos os problemas do bairro. A população e as empresas fazem parceria com a polícia, doando prédios e equipamentos, fora o aperfeiçoamento dos serviços. A divisão territorial está ligada a questões geográficas e aos tipos de crimes em determinadas regiões. Quando uma modalidade criminosa chama a atenção, os policiais fazem curso a respeito e são treinados a enfrentar e solucionar os problemas resultantes da ação criminosa detectada.
Na sua ronda, o policial visita casa e empresas e demonstra estar trabalhando por prazer. Quando um problema é identificado, o município, a população e a polícia se unem para solucioná-lo imediatamente. Exemplo: Em um bairro notou-se que os orelhões (telefones) tradicionais, serviam para esconder drogas. A população informou a polícia e, em menos de 30 dias, todas as cabinas telefônicas foram envidraçadas, ficaram transparentes, o que passou a impedir a ocultação das drogas. Outras providências que demonstram a participação da população referem-se à iluminação de praças e ruas para evitar ambientes que favoreçam o crime.
Para se ter uma ideia mais contundente da