educação
A educação escolar de arte tem uma história
São Paulo/2012
Flávia Lourenço Merluzzi
A educação escolar de arte tem uma história
Trabalho Discente Efetivo apresentado a Profª Hulda de Freitas Daghlian como aproveitamento na disciplina Ensino e Aprendizagem das Artes do 4º semestre matutino do curso de Pedagogia da Unisantana.
São Paulo/2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
A educação escolar de arte tem uma história 5
Tendências pedagógicas no ensino de arte 5
A Pedagogia tradicional e as aulas de arte 6
A Pedagogia nova e as aulas de arte 7
A pedagogia tecnista e as aulas de arte 8
Tendência realista progressista e o ensino de arte 9
Compromissos com a educação 10
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
A educação escolar de arte tem uma história
Neste capítulo foi abordado o ensino da arte no Brasil ao longo da história, a correlação histórica e a contextualização do processo educativo vai nos levar a estender os rumos pedagógicos e a importância da arte na escolarização.
A Arte surge pela mobilização políticas, sociais, pedagógicas e filosóficas, assim como as outras áreas de conhecimento. No Brasil foram importantes os momentos culturais desde o século 19 em vários momentos culturais isso ajudou a definir a formação de profissionais nessa área.
As novas orientações educativas mudanças encaminham o ser humano para ser transformado e transformado na sua cultura. As mais relevantes interferências sociais e culturais marcaram o ensino e aprendizagem.
Foi discutido no país inteiro sugestões de redação da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional, a obrigatoriedade do ensino de arte na educação básica. Nesse projeto o ensino de arte tinha por finalidade desenvolver a criatividade, a percepção e a sensibilidade estética.
A preocupação com a educação leva pesquisadores a intervir nessas práticas