saber ver arquitetura
A forma da Arquitetura Desconstrutivista é a distorção com o intuito de deslocar e não destruir, além de imprimir a sensação de buscar o diferente inserido no familiar. O visual deste estilo pode encantar a alguns e causar estranheza a outros. Com traços e formas que parecem expor algo com o objetivo de trazer inquietação. O estilo traz lembranças do expressionismo e cubismo.
O primeiro projeto do arquiteto Frank Gehry em Santa Mônica, Estados Unidos, foi realizado em sua própria residência em 1978. A construção se deu a partir de uma residência comum e suburbana, na qual Gehry alterou os traços e concebeu a arquitetura desconstrutivista no espaço. Obras da iraquiana Zaha Hadid, como o Vitra Fire Station na Alemanha, Centro Rosenthal de Arte Contemporânea nos Estados Unidos, Terminal Hoenheim-North & Estacionamento na França e Bergisel Ski Jump na Áustria.
A Arquitetura Desconstrutivista tem o intuito de libertar as pré-definições das regras geométricas, e atualmente abrange uma enorme tendência dentro da escola Contemporânea.