Educação
PROFESSOR: SUZANA FRANDO DOREA
ALUNO: EVERALDINO HONÓRIO DA SILVA JUNIOR
DATA: 13/09/2013
RESENHA DE ARTIGO
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
O texto trata as relações entre a educação e a tecnologia e as interferências relacionadas no nosso dia-a-dia, entre a base econômica e as percepções sociais em que vivemos.
Diante do avanço tecnológico, houve a necessidade do aperfeiçoamento das práticas vivenciais, assim o autor cita os desafios impostos pelos padrões valorativos do homem moderno, desta forma, atualmente a tecnologia está em alta na educação, Antes era tudo diferente, Hoje em dia, nós dependemos cada vez mais da tecnologia, para podermos realizar as tarefas que garantem a nossa sobrevivência.
Separado em sete tópicos o autor descreve através dos seguintes temas: Educação e Tecnologia como processo dialético; Progresso técnico e sociedade; A dimensão da história; Educação, Tecnologia e Trabalho; Linguagem do trabalho e Ação Comunicativa; Geração de um novo saber; Educação Tecnológica.
Citado que o processo de socialização é de opinião oposta, pois ainda permanecem as divisões entre capital e trabalho, entre as estruturas econômicas e as situações de vida. O que se busca é o parâmetro entre o conhecimento econômico, compreendido pelas dimensões políticas, histórico-sociais, psicológicas e psicanalíticas, e uma metodologia qualitativa, gerando assim uma contextualização de forma discriminatória, pois a tecnologia não chega de forma igual para todos e sim os que tem melhores acessos.
O autor cita o taylorismo como desenvolvimento tecnológico que visa obter uma maior eficácia econômica, o taylorismo fragmenta socialmente a força de trabalho através de um sistema hierárquico, matematizando a situação de trabalho de forma objetiva e científica, demonstrando a divisão do trabalho, e Marx, diferente de Taylor, esforçando-se para reconstituir o trabalho humano retomando o processo de produção de valores e