educação
Nas escolas comuns que possuam alunos surdos, estes têm direito ao tradutor/ intérprete de língua de sinais (TILS). O TILS tem a competência linguística em LIBRAS/ língua portuguesa e atua em diferentes contextos nos quais há pessoas surdas inse- ridas. É um mediador na comunicação entre surdos e ouvintes e ouvintes e surdos, sendo também visto como uma ferramenta de inclusão.
O TILS é um profissional novo no cenário das escolas brasileiras, e na maioria das vezes os professores não entendem com clareza a sua função na sala de aula e querem delegar-lhe a função de ensinar o conteúdo científico ao aluno surdo, ou, erroneamen- te, acreditam que, resolvida a questão comunicativa, o aluno surdo não terá problemas de aprendizagem.
A educação dos alunos surdos é um assunto que preocupa as escolas. Lacerda
(2006, p. 164) denuncia que o ensino oferecido ao aluno surdo não está promovendo o seu desenvolvimento:...] pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passaram por vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempe- nho de alunos ouvintes apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequação do sistema de ensino é denunciada por estes dados, revelando a urgência de medidas que favoreçam o desenvolvi- mento pleno dessas pessoas.
Os alunos surdos necessitam de metodologias de ensino diferenciadas, que pri- vilegiem o canal visual e possibilitem a compreensão e a apreensão dos conteúdos ensinados pelos professores.
Entre os