Logistica reversa
1. INTRODUÇÃO
A Logística Reversa vem sendo uma ferramenta utilizada para agregar melhorias ao meio ambiente.
Temos como objetivo mostrar como a RL atua de forma positiva no reaproveitamento e reciclagem de produtos e materiais evitando a nova busca por recursos na natureza e um descarte ambiental correto, trazendo benefícios à população e a própria empresa.
Com o crescimento da tecnologia, os produtos estão se renovando com mais frequência, e com o crescimento econômico da população, os produtos estão sendo trocados gradativamente a sua tecnologia, ou seja, as pessoas estão comprando mais aparelhos eletrônicos, carros e diversos produtos em maiores quantidades e menos tempo.
De modo geral ainda há uma grande barreira a ser quebrada, pois, muitas empresas mesmo “obrigadas” por lei a praticarem a LR não a fazem corretamente e consideram ser um gasto a mais e não um benefício. Por outro lado muitas vezes às prefeituras não atuam de forma adequada para a separação do lixo domestico, e ainda as pessoas não se conscientizam desta importância.
Assim obtivemos pesquisas qualitativas em livros, reportagens e sites para apresentar as situações da LR.
Delimitaremos esta pesquisa nos produtos os quais as empresas têm obrigatoriedade em exercer a logística reversa, como embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, embalagens em geral, eletroeletrônicos e seus componentes, a exemplo de geladeiras, televisores, celulares, computadores e impressoras. Pode ser estendida a produtos comercializados em embalagens.
Através desta pesquisa queremos mostrar o quanto a LR traz benefícios às empresas, a população e ao meio ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceituações da logística reversa
Nos anos 80, o conceito de logística reversa ainda estava limitado a um movimento contrário ao fluxo direto de produtos na cadeia de suprimentos. Foi na década de 90