técnicas individuais do goleiro
Posicionamento: É o fundamento básico para o goleiro de futsal, pois facilita em muito sua defesa. Os pés devem ficar afastados na linha dos ombros, um pouco à frente da linha do gol, com os braços levemente flexionados e as mãos próximas à cintura.
Deslocamentos: Partindo da posição de espera, o goleiro deve deslocar-se lateralmente sem cruzar as pernas, na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio para a defesa e olhando sempre para a frente ( bola ).
Pegada: É realizada com a palma de ambas as mãos, usando os dedos para comprimir a bola. Depende da trajetória da bola.
- Pegada alta: quando a bola vai do peito para cima. Mãos e braços formam um triângulo, trazendo depois a bola ao peito. - Pegada média: braços flexionados junto ao corpo e mãos na linha da cintura em forma de concha.
- Pegada baixa: o goleiro deve flexionar as pernas, encostando o joelho de uma ao pé da outra para receber a bola.
Queda: É um recurso utilizado quando não der tempo para um deslocamento. Consiste no desequilíbrio lateral do corpo em direção à bola.
Defesa com o pé, barriga ou peito: São recursos para lances rápidos, onde não há tempo para se reagir com as mãos.
Espalmar: É um recurso usado quando não é possível segurar a bola. Deve-se sempre golpear a bola para os lados, evitando que um adversário a recupere de frente pata o gol.
Saída do gol: A saída deve ser rápida, tendo o objetivo de fechar o ângulo de chute do atacante. O goleiro deve usar braços e pernas para aumentar seu tamanho e recuperar a bola. Caso o goleiro saia da área de meta ele não pode mais usar as mãos, devendo assim definir o lance rapidamente.
Lançamento: O lançamento manual é importantíssimo, podendo criar ataques e contra-ataques.