encaixe de goleiro
POSIÇÃO ANATÔMICA – A melhor maneira do goleiro se posicionar é estar com quadril e joelhos ligeiramente flexionados, membros inferiores afastados um pouco mais que a largura dos ombros, articulação gleno-umeral em abdução, com flexão do tronco. Aconselha-se que o goleiro deva ficar descontraído para facilitar uma saída rápida, a contração e o endurecimento dos músculos torna os movimento mais lentos.
COLOCAÇÃO – O goleiro tem que estar sempre bem colocado, muitas vezes uma defesa é feita sem a necessidade de realizar o salto porque ele esta bem colocado. Se o goleiro estiver bem colocado, o ângulo de chute para o atacante fica pequeno, havendo assim maior possibilidade de se evitar o gol. Na técnica recomenda-se que o posicionamento correto deva ser com o goleiro posicionado sobre a bissetriz do ângulo formado pelos postes laterais do gol e a bola, quanto mais próximo da bola ele estiver sobre a bissetriz, menor será o ângulo de chute do atacante.
COMO SEGURAR A BOLA – Neste item falaremos sobre os 3 tipos de defesa, a bola rasteira, a bola a eia altura e a bola alta.
BOLA RASTEIRA – Este é o tipo de defesa que mais deveremos ter atenção, pois muitas vezes a trajetória da bola muda em decorrência do gramado Quando for possível o goleiro estar atrás da linha da bola (corpo) deve assim proceder: flexionando uma das pernas, um joelho toca o solo, os braços estendidos e mãos em forma de concha, quando a bola tocar em suas mãos, flexionar os braços e trazer a bola junto do peito. A perna flexionada impede a passagem da bola por entre as pernas. É muito freqüente o goleiro se utilizar de outro recurso para defender uma bola rasteira, principalmente quando ela quicar a sua frente. Nessa situação aplica-se o “peixinho”, que consiste em lançarmos o nosso corpo para frente e recolhermos a bola para junto de nosso peito. Esse tipo de defesa é muito aplicado principalmente em dias que o gramado se encontra molhado, pois