educação fisica futsal
Um sistema tático eficiente caracteriza-se pela soma de ações individuais e de coordenação, entre vários jogadores, para obter resultados favoráveis ao ataque e a defesa. Assim, é de extrema importância a função de cada jogador.
O goleiro é talvez o jogador mais importante da equipe. As últimas regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos diretamente para o outro lado quadra. O goleiro defende, arma e ataca. Sua principal função do goleiro é dificultar os ataques contrários, impedindo, dessa forma, a entrada da bola dentro do seu próprio gol, ou seja, defender a sua meta, adiar o gol adversário o maior tempo possível, repor a bola em jogo, iniciando os contra ataques, participar como quinto jogador de linha e, em alguns momentos, atuar de forma ativa na disposição tática de sua equipe, ou seja, realizar passes, recepções e chutes de acordo com o sistema desenvolvido.
Os alas (direito e esquerdo) se caracterizam por atuar nas laterais da quadra. São especialistas em contra-ataques e nas armações de jogo, além de serem importantíssimos nos processos defensivos.
O fixo atua recuado bem próximo ao seu goleiro e caracteriza-se pela predominância defensiva. Sua principal função é destruir as chances de gol adversário. Em alguns esquemas táticos tende a ser o organizador do jogo, a construir as ações ofensivas em conjunto com os alas, a orientar a marcação da equipe adversária e ter um bom senso de cobertura.
O pivô caracteriza-se por jogar numa posição mais avançada, frequentemente desempenha ações atuando de costas para o gol adversário e suas principais funções dentro do esquema tático estão compreendidas no setor ofensivo, devendo, portanto, ser um grande finalizador mas também agindo como defensor no jogo.
Ainda falando das funções dos jogadores em quadra, é importante ressaltar a ascensão de um novo perfil de jogadores de futsal, que sinaliza um provável surgimento de novas posições como fixo/ala, ala/fixo, goleiro/linha,