o futsal como inclusão nas aulas de educação fisica e a participação das meninas
A Educação Física é uma ciência multidisciplinar que busca aprimorar e preservar a saúde do ser humano por meio do estudo e das atividades físicas especificadas.
De acordo com Freire(1989) a Educação Física deve atuar como qualquer outra disciplina na escola, e não desintegrada do projeto político pedagógico as habilidades motoras precisam ser desenvolvidas sem dúvidas mas devem estar claras quais serão as consequências disso do ponto de vista social e afetivo.
Coletivo de Autores(1992) entende que nesse projeto a função social do currículo é ordenar a reflexão pedagógica do aluno de forma a pensar a realidade social desenvolvendo determinada lógica. Para desenvolve-la, apropria-se do conhecimento cientifico, confrontando-o com o saber que o aluno traz do seu cotidiano e de outras referencias do pensamento humano: a ideologia, as atividades dos alunos, as relações sociais e entre outras.
A prática de Educação Física nas escolas obedecia a uma rotina bastante conhecida. Os alunos eram divididos por sexo. Segundo Saraiva(2005), o cotidiano das aulas de Educação Física ministradas nas redes de ensino particular e publica ainda hoje é marcada por dificuldades e resistências á pratica conjunta entre meninos e meninas, tanto por partes dos alunos quanto dos professores. Segundo Gadotti(2005) o processo ensino/aprendizagem deve ter sentido para o projeto de vida de ambos, para que seja um processo verdadeiramente educativo.
Além disso a sociedade ainda(mesmo que a ideia esteja começando a mudar ) discrimina a mulher que mostra um interesse pela pratica. Isso acontece por uma questão cultural a menina quando nasce ganha boneca e o menino quando nasce ganha bola.
O futsal praticado com prazer, desenvolvido por meio de propostas que levem os alunos a adquirirem um grande repertório motor e solução de problemas, pode leva-los a obtenção do sucesso nos jogos, e até