Futsal na prática escolar
Novembro – 2010
JUSTIFICATIVA
Sempre no primeiro dia de aula de educação física, quando o professor passa a programação do ano letivo, surgem várias perguntas e pedidos em relação ao futsal. O futebol no Brasil exerce um fascínio muito grande nos brasileiros e essa paixão é facilmente percebida nas escolas. Neste momento o professor se pergunta, vou dar só futsal por que é o desejo deles ou eu não posso reforçar essa monocultura do esporte no Brasil e tenho que passar outras modalidades? Que o futebol é o esporte nº1 no Brasil já sabemos, mas de onde vem essa paixão?(Claudiney André Leite Pereira)
A prática do desporto nas aulas de educação física se tornou essencial, até como instrumento de modificações e complementação da formação. Dentre as várias atividades presentes na aula de educação física, o futsal se destaca pela preferência unânime de todos. Como já foi colocado, a história do futsal, está ligada à educação física. Surgiu por uma questão de necessidade física, histórica e social. Nem todas as escolas possuem campos de futebol, ou grande áreas de lazer para a prática de outras atividades, mas possuem , ao menos, uma pequena quadra esportiva.
O futsal devido a estas facilidades e a uma identidade com o popular, tornou-se um fenômeno dentre as atividades escolares e extra-escolares. É um esporte que se assemelha com o futebol, mas diferente, pelo diminuto espaço e pela pouca necessidade de material, e que requer do praticante, o uso de todas as suas funções psicomotoras vindo de encontro as necessidades e anseios da comunidade discente.
Segundo pesquisa realizada no Distrito Federal, o futsal é o desporto que apresenta o maior número de equipes e de atletas, participantes dos jogos escolares em todas as suas categorias, inclusive com um grande crescimento na área feminina. Isto quer dizer que, dentre todas as modalidades que são praticadas, quer seja nas aulas de educação física, quer seja em escolinhas de treinamento,