Treinamento goleiros
Um estudo sobre a carreira e o trabalho dos goleiros
A estrutura do futebol moderno exige que o treinamento do goleiro no campo físico, técnico ou tático seja realizado de forma sistematizada, e desenvolvido por profissionais capacitados e especializados.
Para um correto desempenho de sua função, o goleiro deve dominar com perfeição todos os fundamentos característicos de sua posição, para que ele possa exercer suas atividades com tranqüilidade e eficiência.
O posicionamento e as atitudes do goleiro são de grande importância para um bom desenvolvimento de sua equipe dentro de uma partida. Ele é o único que, durante todo o tempo, se encontra atrás de toda a equipe, observando o posicionamento de seus companheiros e adversário, podendo assim auxiliar e interferir tanto nos aspectos defensivos quanto ofensivos (Viana, 1981).
Fundamentos técnicos do goleiro
Para a eficiência da atuação do goleiro durante uma partida, torna-se necessário o aperfeiçoamento e o domínio de todos os fundamentos técnicos específicos da posição, bem como das outras posições da equipe.
Para defender sua meta, o goleiro poderá intencionalmente, utilizar qualquer parte do corpo, porém, ele o faz, na maioria das vezes com uma ou com as duas mãos, e, em menor escala com os pés. Entende-se por fundamentos técnicos do goleiro, a maneira deste executar os seus movimentos especiais, com o mínimo de erro, sejam estes defensivos ou ofensivos (Viana, 1981).
Técnicas defensivas
Posição básica
Carlesso (1981) descreve posição básica como sendo a posição tomada pelo goleiro frente à meta, em que ele está pronto para intervir e executar a técnica defensiva adequada. O goleiro deverá estar atento à localização da bola e bem posicionado para efetuar uma defesa, procurando estar preparado e bem colocado. Pernas ligeiramente afastadas e flexionadas, tronco pouco inclinado para frente, braços flexionados e relaxados,