conductores
Quando falamos em processos de eletrização, é fundamental lembrar que temos oscorpos condutores e isolantes.
Condutores:
São corpos no qual existe o deslocamento das cargas elétricas, metais e soluções aquosas de ácidos são exemplos de condutores de cargas elétricas.
Para quem esta estudando o assunto, não pode esquecer de algumas características dos condutores:
– Em todo condutor eletrizado, o excesso das cargas elétricas ficam localizadas em sua superfície externa;
– Caso o condutor venha a possuir um formato esférico, lembre-se que a distribuição das cargas elétricas é uniforme;
– Poder das pontas: Em condutores não esféricos, a maior concentração de cargasserá localizada nas regiões pontiagudas do corpo.
Isolantes:
Diferentemente dos condutores, os corpos isolantes ou dielétrico não permitem o deslocamento de cargas elétricas, o vidro, a madeira a borracha são exemplos de materiais isolantes.
Essa é uma comparação bastante simplista, entre os condutores e isolantes, uma vez quequalquer corpo permite o deslocamento de cargas elétricas, sendo que alguns mais, como o caso dos condutores e outros menos, que é o caso dos isolantes.
SEMICONDUTORES E SUPERCONDUTORES
Semicondutores:
Quem esta iniciando seus estudos em eletricidades, não deve esquecer que existe umacategoria intermediária entre os condutores e isolantes que são os semicondutores.
Utilização dos semicondutores: O silício e o germânio são exemplos de materiais semicondutores amplamente utilizados em equipamentos eletrônicos, o silício em especial, é um dos elementos mais abundante da crosta terrestre é utilizado para produção de ligas metálicas e componentes eletrônicos, os processados dos computadores são exemplos de componentes eletrônicos que utilizam o silício.
Supercondutores:
E para finalizar, ainda existem os corpos supercondutores, cuja a resistência para o deslocamento de cargas elétricas é praticamente nula.
Heike Kamerlingh Onnes
A descoberta da