educação
A origem da EAD está relacionada às necessidades de preparo profissional e cultural, configura-se como uma nova possibilidade àqueles que, por vários motivos, não podem frequentar um estabelecimento de ensino presencial. Conforme RASLAN (2009):
(...) a EAD, ao longo do tempo, vem sendo ofertada através de vários meios: correspondência, rádio, televisão e internet; para atender aos mais diversos objetivos: ampliar o acesso à educação em todos os níveis do ensino, formação técnico-profissionalizante, alfabetizar e treinar trabalhadores, promover atividades culturais, capacitar em massa os professores, apoiar as aulas ministradas nos ensinos, fundamental e, médio, expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores. (RASLAN, 2009 p.24 e 25)
Desta forma é possível perceber que a EAD surgiu como alternativa para atender às necessidades diversificadas e dinâmicas da educação tendo como suporte os avanços da tecnologia educacional e oferece possibilidades diferenciadas Algumas características da EAD como: a formação permanente, a adaptação, a flexibilidade entre outras proporcionam aos estudantes superação de barreiras existentes nas instituições de educação superior, tais como maior oferta de curso e número de vagas, permanência do indivíduo em seu entorno familiar e profissional, respeito ao ritmo de aprendizagem do indivíduo e construção de autonomia para o estudo, possibilidade de cada usar seus melhores horários.
Mas, para que a aprendizagem a distância se efetive, não basta somente contratar mais professores, oferecer materiais de estudo e usar tecnologias sofisticadas. É necessária a existência de um ambiente que favoreça o processo de ensino e gere aprendizagens significativas. Como também a utilização de EIXO 2 – TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 191 estratégias educativas, sustentadas no diálogo, nas interações promovidas pelo/a professor/a, assunto este que será abordado no tópico a seguir.
A