educação
VEJA TAMBÉM
Unicamp cai em top 100 de universidades com até 50 anos
Brasil tem 30% de suas escolas paradas, segundo Censo
Alunos brasileiros ficam entre os piores em teste de raciocínio lógico
Única sul-americana no top 100 das melhores universidades do mundo, USP cai no ranking de 2014 da THE
Rio não tem faculdades entre as 10 melhores no exame da OAB
A Coreia do Sul surge no topo da tabela como tendo o melhor sistema educacional do mundo, seguida por Japão, Singapura, Hong Kong e Finlândia. Essas cinco nações também figuraram entre as melhores mesmo relatório produzindo em 2012, confirmando a tendência de deslocamento do eixo de excelência educacional da Europa para a Ásia.
Já o Brasil subiu apenas uma posição em relação ao ranking de 2012. Lá na lanterna, os brasileiros ficaram logo atrás da Argentina, que ficou em 37º lugar. Os dois países também perdem para outros emergentes como Chile, Turquia, Tailândia e Colômbia.
O ranking não utiliza pontuação absoluta, mas sim uma comparação com a média relativa dos 40 países, que é sempre 0. Em 2012, o Brasil ficou com -1.65, resultado que depois caiu para -1,73 neste ano. Ou seja, houve um distanciamento da média de todas as nações comparadas.
Os indicadores foram formulados a partir de dois itens estabelecidos pelos avaliadores:capacidade cognitiva (resultados de alunos nos testes internacionais) e sucesso escolar (índices de alfabetização e aprovação).
Confira as tabelas com as pontuações nos relatórios de 2014 e 2012.
O próprio relatório se autointitula a "pesquisa das