Educação
Moses Israel Finley
Moses Israel Finley foi um importante estudioso da cultura grega – portanto, um helenista, como são chamados esses especialistas. Historiador, nasceu em Nova
York, em 1912, e morreu em Londres, em 1986. Finley trabalhava muito em suas interpretações com um viés político para a análise da história dos helenos, embora tivesse especial apreço pela História Econômica. Suas contribuições para a História Antiga são muito amplas, e ele teve várias de suas obras traduzidas no Brasil
(imagem disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2008).
Jean-Pierre Vernant
O historiador e antropólogo Vernant nasceu em 1914, na França, e morreu em 2007. Foi um importante estudioso dos mitos gregos, autor de vários livros que são referências no estudo da Grécia Antiga e professor honorário do Collège de France (imagem disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2008).
HERANÇA DOS POVOS GREGOS
A história dos antigos gregos e, também, dos romanos e seu vasto império é denominada de "antiguidade clássica". Mas você sabe quando e por que ela recebeu essa denominação?
A antiguidade greco-romana recebeu o nome de antiguidade clássica durante o período do "Renascimento" cultural (século
16), quando os artistas e intelectuais renascentistas buscavam se inspirar na cultura desse passado que eles consideravam brilhante e, portanto, um modelo a ser seguido: um clássico.
Note que colocamos o termo "Renascimento" entre aspas.
Como você perceberá ao estudar as disciplinas História Medieval e História Moderna, há um debate sobre o