educação
CONCEITO DE INTELIGÊNCIA SEGUNDO ALEXANDER LURIA
SÃO GONÇALO
2014
Quem foi Alexander Luria
Alexander Romanovich Luria, russo, especialista em Psicologia do Desenvolvimento, viveu durante a revolução de 1917. Seus primeiros estudos e trabalhos foram desenvolvidos nos primeiros anos da Revolução Russa e, por isso, foi influenciado pelas transformações profundas que seu país atravessava.
Luria não ficou preso às traduções russas: por ser filho de um médico e professor, dominar o alemão e ter na família vínculos com pessoas que estudavam fora da Rússia, teve acesso a obras de Freud e Jung
“Com Vygotsky como líder reconhecido, empreendemos uma revisão crítica da história e da situação da Psicologia na Rússia e no resto do mundo. Nosso propósito, superambicioso, como tudo na época, era criar um novo modo, mais abrangente, de estudar os processos psicológicos humanos.” (Luria, 1988b, p. 22)
. Depois, no clima pós revolucionário, concentrou-se na construção de uma psicologia que integrasse o ser humano como corpo e mente, como ser biológico e cultural, membro de uma espécie animal, mas participante de um processo histórico.
2. Desenvolvimento do conceito de Inteligência
- Inteligência é um agregado, ou capacidade global do indivíduo, para agir intencionalmente e para ter eficazmente relações com seu ambiente (Wechsler).
- Inteligência é uma função constituída pelas seguintes habilidades primárias: facilidade para trabalhar com números, fluência verbal, visualização, memória, rapidez perceptual, indução e raciocínio verbal (Thurstone).
- Inteligência é tudo aquilo que nos permite pensar em uma conjuntura que descubra uma nova ordem subjacente, ou seja, tudo o que pensamos e conseguimos criar ou pensar, algo novo e diferente ( Barlow).
3. Inteligência para Luria
Plasticidade cerebral: as funções mentais humanas são desenvolvidas ao longo da evolução da espécie e da história