Educação
Muitos dos professores não são preparados para a realidade do aluno, sendo assim, a carência na capacitação dos professores continua sendo um grande agravante na educação, tendo ainda muitos professores não capacitados para trabalhar na sua área. Além disso, como agravante final nesse tópico, tem ainda o problema dos baixíssimos salários, que são um grande desmotivador da classe e está sempre no topo das lutas dos docentes.
Partindo para os problemas relacionados as políticas, temos poucos investimentos públicos para atender com qualidade a demanda da educação. Esse assunto deveria ser prioridade das gestões, sendo a educação a base de toda a sociedade desde os primórdios.
Com tudo isso chega-se as consequências: o fracasso escolar. Caracterizado por grandes níveis de repetência, reprovação e evasão (principalmente em regiões mais carentes e devido ao fracasso escolar ou problemas financeiros), sendo a evasão causada em sua maioria pela repetência. A pedagogia e a didática afastam o aluno e o preparam para seguir na vida escolar, não o preparando para a vida.
Baseado no que foi citado anteriormente, acredito que a solução para os problemas da educação seja uma grande renovação nessa área. Mudanças nos currículos escolares, políticas eficientes, que realmente abordem os problemas desde sua raiz, não “tapa-furos”, que os mascarem, e uma genuína vontade de evolução, mudança e crescimento, para que a educação se torne uma prioridade e não só mais um investimento.